BLOG

Estética /

Reconstrução Mamária

destacada07
banner07

Reconstrução Mamária ou Plástica Mamária Pós Mastectomia é o procedimento cirúrgico que reconstrói a mama perdida após o tratamento do câncer de mama. Pacientes com diagnóstico de câncer de mama são submetidas à mastectomia, isto é, a retirada cirúrgica de parte ou de toda a mama para o tratamento do câncer.

No momento adequado, pode-se realizar a reconstrução desse defeito mamário. Está indicado para todas as mulheres submetidas à retirada da mama, em um momento em que não interfira com o tratamento do câncer. O objetivo da cirurgia é devolver, restaurar o volume e o formato da mama perdidos com a mastectomia.

A mama representa a feminilidade para as mulheres, tendo um importante papel estético, social e sexual. Com isso, a reconstrução da mama além de restaurar a parte anatômica, contribui enormemente para melhorar a da parte psicológica das pacientes. A reconstrução mamária é realizada basicamente através de 03 técnicas indicadas especificamente para cada caso:

 

1

Técnica de Expansor e Prótese
Através dessa técnica, utilizamos inicialmente um expansor de silicone, que mimetiza um balão vazio, colocado na região da mama, enchido 01 vez por semana com soro fisiológico, criando um espaço na pele, para, em uma segunda cirurgia, ser trocado por uma prótese de silicone, igual à utilizada para o aumento da mama estética, no volume adequado para atingir uma simetria, isto é, ficar parecida em tamanho e formato com a mama do outro lado.

2

Câncer de Pele Melanoma
Essa técnica representa a utilização dos tecidos da barriga em excesso, tanto de pele quanto de gordura, associados com o músculo da barriga, localizados abaixo do umbigo. Retira-se um segmento, um pedaço da pele com a gordura e a musculatura da barriga e, através de uma cirurgia que chamamos de retalho, levamos esse pedaço para a região da mama onde será reconstruído o volume, o tamanho e o formato da mama perdida na mastectomia. Na região da barriga, deixa-se uma cicatriz em formato de sorriso bem na parte inferior, junto aos pêlos da vagina

3

Técnica do Grande Dorsal
Utiliza-se um segmento, um pedaço de pele, gordura e músculo das costas e que, através de uma cirurgia que chamamos de retalho, levamos esse segmento para restaurar, reconstruir o volume, tamanho e formato da mama. É comum a necessidade de utilizar próteses de silicone associada ao segmento de pele das costas para atingir um resultado mais parecido em tamanho e formato com a mama do outro lado. As cicatrizes nas costas são posicionadas para que, facilmente, possam ser encobertas com sutiãs. Não há nenhuma perda funcional, isto é, prejuízo a movimentos das costas ou braços por utilizarmos um músculo dessa região.

Independente da técnica utilizada, em muitos casos, é necessário simetrizar, isto é, tornar a mama do outro lado, a mama que não foi operada, parecida em tamanho e formato com a mama reconstruída. Isso se faz utilizando técnicas de plástica mamária redutora ou de aumento, dependendo de cada caso. Outro procedimento que é realizado, também, é a reconstrução da aréola e do mamilo. Isso é realizado após a reconstrução da mama, em outro procedimento cirúrgico, com anestesia local. Através de técnicas chamadas de enxertos e retalhos, criamos uma nova aréola e mamilo, muito parecidos em tamanho, cor, textura e formato com a aréola e mamilo da mama do outro lado, a mama que não foi operada. No pós-operatório as pacientes são orientadas a utilizar modeladores específicos para cada região por um período de 03 a 04 semanas. Edemas (inchaços) podem estar presentes, com resolução espontânea em algumas semanas. Resultados já podem ser observados após a cirurgia.

Agende sua consulta aqui