BLOG

Blog /

Jovens colocam implantes mamarios cada vez mais cedo

banner05

Além de redução na idade das mulheres que procuram pelo procedimento, tamanho das próteses a serem implantadas segue aumentando.

A idade das mulheres interessadas na colocação dos implantes mamários reduziu significativamente nos últimos anos. Cirurgiões plásticos relatam receber em seus consultórios, cada vez mais, pacientes entre 15 e 18 anos interessadas em realizar cirurgia para aumento das mamas. O tamanho das próteses implantadas também aumentou. Dez anos atrás, elas variavam de 195 a 215 ml. Hoje, o tamanho vai de 255 a 285 ml, em média.

O cirurgião plástico Dr. Leonardo Weissheimer alerta para a questão da orientação que se faz necessária por parte do médico para com a paciente. “As jovens precisam entender que implantar uma prótese muito grande poderá atrapalhá-las no futuro. É necessário programar-se e não ter apenas um raciocínio imediato. No caso dos implantes mamários, por exemplo, muitas mulheres chegam ao consultório com a ideia fixa de que desejam volumes grandes, de 320 ml, 360 ml, ou mais, não considerando a limitação do seu corpo e a importância da simetria corporal. Porém, altura, peso, as medidas da mama e do tórax devem ser levadas em consideração no momento de definir o tamanho da prótese a ser implantada, sem contar que o volume não reflete exatamente o tamanho que a mama vai ficar, pois o implante será somado ao volume mamário que a paciente já possui”, informa.

Dr. Weissheimer afirma, ainda, que a palavra final deve sempre ser do cirurgião. “O médico deve deixar explícito à paciente qual o resultado previsto de acordo com a escolha feita. Se a pessoa insistir na colocação de um implante que o médico acredita não ser compatível com o seu perfil, sugiro não realizar o procedimento. O maior patrimônio do ser humano é o seu próprio corpo e isso deve ser respeitado acima de qualquer vontade”.

Colocação de implantes permanece sendo a cirurgia plástica mais realizada

De acordo com o mais recente levantamento encomendado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e divulgado pelo instituto de pesquisa DATAFOLHA em todo o país, estima-se que os cirurgiões plásticos realizem aproximadamente 640 mil procedimentos cirúrgicos por ano no Brasil. As mulheres, responsáveis por 82% das intervenções, optam principalmente pelos implantes mamários, ao passo que o maior desejo dos homens é corrigir as pálpebras e o nariz.

Já nos EUA, a Sociedade Americana de Cirurgia Plástica Estética (ASAPS) divulgou que, em 2010, o procedimento cirúrgico número 1 no país foi o aumento mamário (318.123 cirurgias) – pelo terceiro ano consecutivo nesta mesma posição -, seguido por lipoaspiração (289.016), cirurgia de pálpebra (152.123), abdominoplastia (144.929) e redução mamária (138.152). Além disso, dos 318.123 procedimentos cirúrgicos realizados para aumento mamário, 38% envolveram implantes salinos e 62% foram com implantes de silicone.

Fonte:Além da Beleza